′′ Filho da mamãe e da filha do papai.
Existe outra ordem do amor que é necessário ter em conta, pois obviar a isso tem consequências fundamentais.
Uma mulher que acha que é melhor que a mãe não tem respeito pelos homens. Também não entende os homens e, no fundo, não precisa deles. Acreditar que ela é melhor do que a mãe significa, geralmente: ′′ Eu sou a melhor mulher para o pai ". Nesse caso já tem o marido e não precisa de outro.
Como ela será capaz de se tornar mulher e respeitar e ter outro homem? Na medida em que se coloca ao lado da sua mãe no papel da pequena. Claro que isso também vale em sentido inverso para os homens: um homem que não respeita o pai e acha ser para a mãe melhor do que o pai, não tem consideração pelas mulheres: já tem uma mulher e não precisa de outra.
Como ele será capaz de se tornar um homem e respeitar e ter uma mulher? Na medida em que se coloca ao lado do seu pai no papel do pequeno.
O homem aprende o respeito pela mulher, pelo pai, e a mulher aprende o respeito pelo homem, pela mãe.
O que acontece quando um homem que é filho da mamãe se casa com uma mulher que é filha do papai? Filho da mamãe não é de confiar pra mulher e filha do papai não é de confiar pro homem. Entre eles há pouco respeito mútuo. No entanto, uma relação entre a filha da mamãe e o filho do papai tem alguma chance.
Se o homem tem seu lugar entre os homens e a mulher seu lugar entre as mulheres, quando se encontrarem não serão mais adolescentes, mas sim homem e mulher. Isso sim que tem força.
Portanto, para que o homem respeite o pai e a mulher a sua mãe, primeiro é necessário pôr ordem as suas famílias de origem ". Trecho do livro de Bert Hellinger ′′ Histórias de Amor. Reflexões ′′
"Bert Hellinger diz que a ordem do amor entre o homem e a mulher envolve também uma renúncia, que já começa na infância. O filho, para tornar-se homem, precisa renunciar à primeira mulher da sua vida, que é sua mãe. E a filha, para tornar-se uma mulher, precisa renunciar ao primeiro homem da sua vida, que é o seu pai. Por essa razão, o filho precisa passar cedo da esfera da mãe para a esfera do pai. E a filha precisa retornar cedo da esfera do pai para a mãe. Permanecendo na esfera da mãe, frequentemente o filho só chega a ser um perpétuo adolescente queridinho das mulheres, mas não um homem.
E persistindo na esfera do pai, a filha muitas vezes só se torna uma perpétua menina e namoradinha dos homens, mas não uma mulher. Quando um filhinho da mamãe se casa com uma filhinha do papai, com frequência o homem busca uma substituta para a sua mãe e encontra na mulher, e a mulher busca um substituto para o seu pai e o encontra no marido". Trecho livro Pensamento Sistêmico para a humanidade – Silca Malutta
Podemos sair desse lugar de filhinho da mamãe ou do papai quando aceitamos sair da criança, e também aceitar renunciar vínculos com os pais. A constelação familiar possibilita olhar para essa questão.
Rua Oiapoc, 1832 - Centro
São Miguel do Oeste (sc)
89900-000